quarta-feira, 14 de maio de 2014

Último Post Antes da Copa

    Tá, é inevitável: vai ter copa™. Eu já enchi o saco de ouvir nela e não vejo a hora do fim, quando se verá o que realmente aconteceu. Até lá, cada dia é uma notícia nova à beira do abismo: os estádios entregues em cima da hora ("mas isso aconteceu na África do Sul!"); os mortos da obra, que são contabilizados apenas os que morreram NA OBRA, fora aqueles que morreram por acidente nela mas a caminho do hospital ("isso aconteceu... mas bem menos"); e notícias bizarras tipo fechamento do espaço aéreo das sedes durante jogos, bem como multas por atrasos nos horários dos voos (taí o lucro com a copa, então); a força nacional patrulhando as cidades - para os turistas e o aumento no estoque de armas não letais. Faltam pouco menos de trinta dias para o início do evento e até lá tenho certeza de que tantas outras bizarrices virão. Digo que esse é o último post porque se tudo der certo eu não pretendo dizer mais nada sobre.



    Você sabe que a situação é irreversível quando os hipócritas colecionam seus álbuns de figurinhas e usam verde e amarelo. As propagandas na televisão só têm essas cores. Mas tudo bem, não dá pra ser perfeito sempre. Aliás, sobre álbuns de copa eu tenho dois bons argumentos contra: 1) nunca cabem todos os integrantes das seleções pelo tamanho disponível, e 2) nunca são exatamente os jogadores que estarão no evento, até porque o álbum sai muito antes das convocações oficiais. Então, qual a lógica de se colecionar algo incompleto e errado? Eu sou a favor de álbuns de figurinhas, mas de copa eu não vejo sentido. Inclusive ver caras de jogadores que você nem sabe quem são. Não vejo sentido também em quem coleciona mas acha ruim as infantilidades dos outros, tipo de quem gosta de quadrinho e videogame. Repito, não dá pra ser perfeito sempre.

    Pior mesmo são as músicas estilo "pra frente Brasil", com famosos cantores brasileiros tendo um refrão cada. E não tem como não falar desse inferno humano chamado: dinheiro. Se o vil metal entrou em qualquer lugar, as pessoas viram bicho. Menos na Copa. Vou bater de novo na já gasta tecla do "no começo o Lula disse que não ia usar dinheiro público (seu e meu) mas agora tá essa bagunça". Mas tudo bem, o Brasil é pentacampeão e se orgulha disso. Salve a seleção! Mas só a seleção 1) brasileira 2) de futebol 3) masculino. O resto não importa. E já que é ano eleitoral, está na hora já de o brasileiro fazer o seu papel de trouxa que faz naturalmente a cada quatro anos, mas agora é trouxa e meio porque vai gritar GOL e achar bonito. Vai vestir camisa amarela, colocar bandeiras nas janelas, nos carros... se bem que eu ainda não vi ninguém pintando rua... Rola um papo de que quando a seleção vai bem o brasileiro fica mais feliz. Isso poderia alongar ainda mais o texto então não vou entrar na discussão.


    O futebol tem sido um câncer. É bom, tem seu valor social, mas o que se tem visto mundialmente é só tragédia. Muitas delas aqui mesmo, no então intitulado "país do futebol". Não é de se espantar, um país que cresceu à base de roubos desde o período colonial também roubou o título de dono da bola, dessa vez dos ingleses. O que acontece, e eu não sei você, mas eu sinto uma desmotivação por parte dos torcedores brasileiros. É que a gente vive(u) duas copas: uma para fazer, e outra para jogar. Ao longo de sete anos, houve uma euforia, diria até esperança. Gente como eu e você talvez tivéssemos imaginado: "qual jogo será que eu vou ver?". Eu imaginei, desculpa a inocência. Ano após ano a copa foi ruindo a alegria do sempre alegre brasileiro. Mas claro, existem os teimosos que vão gritar outro GOL e achar bonito de novo. Vocês sabem que a ignorância é uma bênção. Dos projetos todos, de ruas, transporte, mobilidade, tudo o que a gente ouviu sobre LEGADO DA COPA se mostrou uma mentira. A mais cara de todas, porque custou muito além do previsto pra haver retorno nenhum. Mentira, houve sim: estádios superfaturados na casa dos bilhões. Elefantes brancos, a maioria. Desnecessários. Gastou pra fazer e vão gastar muito mais para MANTER. Não precisava de tanto, mas o nosso presidente então era um megalomaníaco. Bem como os amiguinhos dele que se dizem presos políticos. Mas tudo bem, ele não sabia de nada. Nem que a copa fosse dar nisso tudo. O caos. Assim espero.

    Vai ter copa? Vai. A Copa das Copas™, como uma presidenta tem forçado, mas que não vejo mais ninguém repetir por aí o jargão. Esqueceu-se, assim como o absurdo monumental que foi gasto, em tempo, dinheiro e vidas. Quero sim que a copa seja uma bagunça para que o mundo inteiro perceba que ela, a bagunça, é a real imperadora da nação. E tem sim que fazer protesto anti-copa para que os mesmos olhos estrangeiros percebam que não estamos satisfeitos com esse abuso estratosférico, até pra mudar a imagem de que brasileiro é bonzinho, hospitaleiro, gente boa. Pode até ser, mas estamos putos da cara com muita coisa. Agora é uma boa hora de chamar a atenção.

    Eu só quero que acabe.

    Mas tudo bem, vai ter copa. E olimpíadas.

PS: torço muito para que a Itália se consagre campeã no território Brasil só para o brasileiro deixar de ser babaca com essa de "único pentacampeão mundial". Como se isso mudasse a minha vida ou a sua. É um orgulho vazio.

E desculpe o amargor.



-G-
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...