terça-feira, 17 de junho de 2014

[Review] Geek Love - O Manual do Amor Nerd

    Eu não sou de fazer review às coisas que eu leio, ouço, consumo. Até porque, eu nem tenho moral pra isso. Mas esse é um daqueles livros que te fisga ainda na prateleira, você dá umas folheadas, vê que o preço é bom e sem dúvida alguma leva pra casa.


Publicado pela Editora Gente, que até então eu desconhecia, em Geek Love - O Manual do Amor Nerd, com suas 210 páginas e desenhos pixelados para dar um ar retrô, o autor Eric Smith cobre absolutamente tudo de um relacionamento aplicado ao contexto nerd: desde os primeiros passos, ainda checando suas condições psicológicas e o que significa entrar num relacionamento; que tipo de nerd você é (existem mais tipos e subtipos do que pode compreender a vã filosofia); quem você quer encontrar para ser a sua Player 2; onde fazer essa busca (é uma pena que comic shops não sejam tão populares aqui no Brasil e Fliperamas só existam em shopping centers, ainda por cima fazendo uso de cartão recarregável, o que é um insulto às fichas de outrora). Então, existe a aproximação, o chamar para sair, como se vestir (eu que não tenho noção nenhuma de moda masculina achei valiosos os comentários), onde ir e como reagir ao final de um encontro: se foi bom, se foi ruim, se deve continuar investindo e ter um segundo encontro ou se o primeiro foi uma Estrela da Morte e o possível relacionamento agora é Alderaan. Como lidar com um fora e um começo de namoro. Como começar, manter e terminar um namoro, assim como suas consequências, bem como de que maneira reagir ao final de um. É um livro bem completo em se tratando de relacionamentos.


    Sim, o livro foi escrito para leitores masculinos, mas não impede leituras femininas, até para que elas tenham uma visão de como funciona a mente travada de um nerd ou ainda para usar o que aparece pelas páginas (menos sobre moda, mas isso elas sabem).

    Isso tudo num emaranhado de referências nerds, quase tudo o que você imaginar está por ali: Star Wars, Star Trek, Futurama, Doctor Who, DC, Marvel, Pokémon, Halo, God of War, Final Fantasy, Magic, Senhor dos Anéis, World of Warcraft... poção, mana, armadura, combos, NPCs, mapa, emuladores, remakes e reboots.

    Pode parecer mais do mesmo. Talvez seja. Mas está contado de maneira tão diferente e tão atrativa para quem muitas vezes tem problemas em se relacionar que não tem como não se impressionar com o livro. Chorei na introdução e na conclusão e ao longo dele dei muitas risadas. Está tudo ali, para ler quando for preciso algum capítulo específico ou mesmo reler inteiro num outro momento, é de fácil leitura.

    Então, Player 1, caso trombe com esse item em alguma livraria, folheie e dê alguns rupees em troca. Eu gostei e valeu a pena. Não que eu não soubesse de muitas das coisas de lá, mas tem horas que o que a gente precisa é de alguém que nos diga o óbvio. Vai ainda de COMO dizer essa obviedade.

    8,5/10. Poderia haver uma edição ampliada no futuro, o assunto é como a expansão do universo: não acaba nunca.



-G-
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...