terça-feira, 3 de julho de 2012

Corinthians, Boca e os pitacos de alguém que não entende de futebol


Ao contrário das greves que atingem 95% das universidades federais brasileiras, a mídia não fala em outra coisa a não ser a grande e inédita final da Copa Santander Libertadores da América entre o novato Corinthians e o veterano argentino Boca Juniors.
Eu? Eu faço parte dessa massa que abrange boa parte do território nacional, esse grupo que canta em coro, que ri e chora, essa gente que permanece unida não importa o que acontecer. Eu sou um anti-corinthiano.
Futebol é arte e a corneta faz Parte


Vejam bem, eu tenho motivos para não gostar do Corinthians. Como por exemplo... Bom, tem também o... Tá, eu não tenho motivos. Tenho motivos para não gostar dos seus torcedores. É quem nem Legião Urbana e UFC, até que é legal, mas o problema são os fãs. Não julgo gente que enlouquece pelo time do Parque São Jorge, mas temos de convir que de fato eles são um bando de loucos, como se orgulham em serem chamados. E tenho de concordar com eles.
Futebol é uma paixão, um vício, uma loucura, não apenas no Brasil, não apenas com o Corinthians. Mas fato é que eles exageram. Massificaram os torcedores para torcer para apenas um time. A massa é burra, dizem. E é que eu quero chegar.
Não quero apenas nadar contra a corrente para parecer legal ou só para aparecer, mas tem muitas coisas extremamente populares que eu e muita gente não gosta. O Corinthians, o sertanejo universitário, as novelas, os reality shows. E não por coincidência, quem mais gosta disso tudo são pessoas que vivem grudadas aos seus aparelhos de televisão. Não digo que a geração da internet não ligue para isso. Liga sim, tanto é que o movimento de informação online, arrisco dizer, é 70% do que se passa na televisão. Os outros 30% estão divididos entre fotos de gatinhos e pornografia.
Mas voltemos ao Corinthians e à televisão. Tá certo que é uma conquista inédita para o time, tá certo que os torcedores estão muito excitados com essa final e que isso dá muito pano pra manga. Como comecei o texto, só se fala na final do campeonato. Pra todo lugar que se preste atenção, na tv, no rádio, na internet, a exclamação “VAI CORINTHIANS” é onipresente. O programa Fantástico de domingo passado causou grande ira por causa de uma matéria de extrema bajulação ao time brasileiro, dizendo que o Corinthians “é o Brasil na final da Libertadores”. Cutucaram a onça com vara curta.


Parece que o Fantástico se enganou

E quanto mais lenha é jogada para acender a chama do time, mais causam a ira de pessoas que não gostam dele, seja por um motivo ou outro. Eu não gosto do Corinthians, vão fazer o que, me pregar numa cruz?
Estou só pelo fim do campeonato, que independente do resultado, uma coisa é certa: os torcedores vão ter de descontar toda essa euforia acumulada durante anos de uma forma ou de outra. Na real, criamos uma bomba atômica. Caçoamos de serem O Virgem das Américas, e agora que estão pela primeira vez numa final de Libertadores, o circo está pegando fogo. E os palhaços somos nós, eles, todos. Vai ter quebra-quebra no metrô, porradaria, gente morrendo, gente apanhando. Vai ser um caos, independente do resultado.

Mas tomara que dê Boca!

-G-
PS.: este texto foi escrito ao som da discografia do Motorhead. Alguém imaginou alguma vez a Vênus Platinada, aka Rede Globo, tocando isso? Eu também não.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...