sexta-feira, 13 de julho de 2012

Dia Mundial do Rock


     Nessa dia de hoje, 13 de julho, é comemorado anualmente o Dia Mundial do Rock. Como tudo na vida tem um motivo, o 13/07 também o tem: foi nessa data, no ano de 1985, que foi realizado o Live Aid, evento produzido por Bob Geldof (que interpreta o protagonista de nome Pink no filme The Wall, do Pink Floyd) e que tinha como meta angariar dinheiro para os famintos da Etiópia. O evento contou com várias bandas, arrecadou milhões de libras, visto que foi um evento inglês, e foi transmitido pelo mundo inteiro. Entre os artistas do line up estão umas ou outras bandinhas ou artistas de que alguém já deve ter ouvido falar, como Status Quo, Elvis Costello, Phil Collins, U2, Dire Straits, Queen, David Bowie, The Who, Elton John, B. B. King, The Beach Boys, Eric Clapton, e por aí vai.


     Tudo muito bom, muito bonito. Uma causa para a qual lutar. Não vou fazer aqui uma análise antropológica sobre o que o evento quis dizer, até porque eu não teria condições, e nem colhões, para tal. Vim mesmo é pra falar de róque.
     Ah, o róquen rôu, tinha 14 anos quando ganhei a minha primeira camisa de banda, do Iron Maiden. Eu não escutava a banda na época, e pensei: “oras, não vou usar algo que não conheço”. Fui ouvir e cá estou, escrevendo sobre o assunto. Não que eu tenha lá muita bagagem para isso, mas eu gosto de acreditar que ir bem no Song Pop em categorias relacionadas me dê algum embasamento.
     Eu sempre penso que tudo tem uma origem. E se a gente for pesquisar a origem de várias coisas que hoje podem ser banais, elas muito provavelmente não o eram nos primórdios. Por exemplo, o rock veio do blues. E o blues veio... de onde? A Wikipédia diz que veio da África, com origens estilísticas “Negro Spirituals, Canções de Trabalho, Folk”. Eu pessoalmente não me dou por satisfeito com uma explicação tão rasa quanto essa, mas tudo bem, é o suficiente para fazermos o link social da coisa.
     Estados Unidos da América, final do século XIX, sul. Isso te faz lembrar alguma coisa? Qualquer coisa? Divisão norte-sul americana, o norte liberalista, solo livre, trabalho livre, homem livre; em oposição ao pensamento do sul, onde a escravatura ainda era muito forte, contando com a presença de escravos negros. Eis aí o seu link.

Viu como é importante aula de história?
     Houve guerras, um período de transição, o Abraham Lincoln abolindo a escravatura, essas coisas todas que a gente aprende nas aulas de História e/ou no The History Channel. Ser escravo alforriado não era fácil, tanto lá como cá. Eles não eram mais explorados mas nem por isso quer dizer que não sofriam devido suas condições precárias impostas por uma falta de estrutura e Bolsa-Família. Tudo muito triste, tudo muito ruim. E o que fazer? Bora chorar as pitangas numa guita.
    Mentira, o blues do começo não era tocado com guitarras elétricas. Amplificadores, pedais de distorção, calças coloridas, cabelos compridos, tudo isso viria MUITO depois. O assim considerado avô do rock é o Robert Johnson, que fez o estilo ganhar notoriedade, envolvendo polêmicas e assuntos ligados ao ocultismo e entidades do além.

"Oh mininu lindu!"
     À época obviamente que não existiam videoclipes, mas fica aqui uma gravação dele da famosa Sweet Home Chicago, que teve várias regravações, inclusive pelo Eric Clapton:

   
 Após conquistar uma carreira de sucesso galopante, Johnson foi o primeiro a entrar no rol de rockstars mortos aos 27 anos, lista essa que contém nomes (que você deveria saber) tais como Hendrix, Joplin, Cobain, Morrison, Jones. Diz a lenda que para obter tal sucesso, Johnson se encontrou com o diabo numa encruzilhada e este lhe afinou o violão. E a causa de sua morte também ainda é um mistério, dizem dele estar num quarto de hotel, passando muito mal, de quatro, dizendo coisas sem sentido e aí... morreu.
     Qual a graça da vida sem um mito ou outro, né?
     Daí pra frente muita coisa aconteceu. Houve sim outros grandes músicos negros de blues (o pai do rock é um negro, seu racista de merda!), e até uma invenção caucasiana para agradar aos racistas da época: Elvis Presley. Vieram tecnologias, guitarras elétricas, amplificadores, distorções. O rock migrou para a ex-metrópole que uma vez controlou a colônia americana, a Inglaterra, e de lá saíram grandes artistas, estilos musicais e movimentos sociais, como o Punk e que Deus Salve a Rainha.
     Não vou me estender nesse texto para não ficar maçante. Só quis mesmo comentar o porquê do 13 de julho e de onde veio esse tal de Rock And Roll. Hoje é dia de colocar aquela sua camisa de banda desbotada e ouvir sua banda favorita. Rock On!


     Fica aqui também um vídeo com um mash-up fantástico de várias músicas famosas do estilo róquem rôu:




-G-

P.S.: aqui tem um mapa do rock para os iniciantes. Cuidado pra não se perder nas encruzilhadas: http://migre.me/9QVrn
P.S.2: ótimo console
P.S.3: este aqui é um mapa interativo do metal. Tem muitos nomes de bandas, vídeos, qual estilo que está ligado a outro. Enfim, dá pra perder uma tarde estudando o site: http://migre.me/9QVqE
P.S.4: Aqui segue alguns itens que eu recomendo para quem gostaria de se aprofundar mais no assunto:
- Livro:
“Heavy Metal: A História Completa” -  http://migre.me/9QVqb
- Biografias: Clapton, Richards, Osbourne, e por aí vai
-Filme:
“Metal: a Headbanger’s Journey” - http://migre.me/9QVoq
“Global Metal” -
http://migre.me/9QVnI
P.S.5: Por fim, uma página com um pouco da história das guitarras. Vale a pena pelas fotos - 


Fontes:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...