quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Calor

     "Tá quente pra caramba!", você deve ter ouvido em algum lugar nesses últimos dias, deve até mesmo ter dito a frase, ou qualquer outra variante que tem o mesmo intuito de reclamar do tempo quente. Já faz uns dois dias que aqui tem quebrado recordes de "há tanto tempo que não fazia um dia tão quente como hoje". Não sei se vocês se lembram, mas nas últimas semanas do inferno inverno foi tão ruim quanto o é agora. Estamos apenas na primavera e o verão ainda está por vir. Sempre vejo climatologistas dizendo que os dias quentes de agora não são motivo para ter certeza de que o verão será igualmente quente. Você acredita? Eu não.



    Tem gente que gosta do calor, ou apenas odeia o frio. Convenhamos que uma coisa não implica na outra. Acredito que ambos tenham seus prós e contras, embora eu prefira escolher os tempos frios. E não digo isso apenas por estar agora mesmo no meio de uma massa de ar quente, eu tenho os meus motivos. No frio você pode colocar mais de 8000 blusas e sair parecendo um esquimó com tanta roupa. No calor, tem um limite socialmente aceitável pro quanto a gente pode tirar de roupa em público. Menos na praia, aí o calor tem um lado positivo que é a falta de roupa. Qualquer dia ainda escrevo uma Ode Aos Shortinhos. Muita roupa é também lado bom no frio, pois as pessoas ficam mais elegantes com suas jaquetas, calças, botas e tal. Enquanto no frio o vento gelado é cortante, no calor os raios ultraviolentos ultravioletas mais parecem fritar a gente como se fôssemos formigas sob a lupa de uma criança sádica. No frio tomam-se bebidas quentes e é gostoso de ficar ao lado de um forno enquanto assa qualquer coisa. No calor é impraticável ficar na cozinha junto ao forno aceso. Isso me faz lembrar de natal, e aquele monte de comida, e mais uma vez a importação de um costume que não é pra ser nosso. Quem precisa comer pra caramba em ceia de natal é o povo do hemisfério norte que está em pleno inverno. Qual a lógica de se entupir de comida altamente energética sendo que estamos em pleno verão batendo a casa dos 40 graus? Nenhuma.

    E existe ainda mais um ponto que eu gostaria de ressaltar aqui, dentre tantos os que são possíveis, que é o fato de que adoramos reclamar. No calor reclama-se do calor, e no frio reclama-se do frio. Não conta pra ninguém, mas eu tenho um segredo pra dizer: reclamar do tempo não faz ele mudar. Claro, é mais forte do que a gente, reclamamos a toda hora, de tudo, somos completos insatisfeitos. Para pra reparar quantas vezes a gente reclama no decorrer de um dia. É difícil se segurar, quando a gente menos percebe já tá ali falando mal disso ou daquilo. Assim como na frase que abriu este texto. Outra novidade: sempre foi assim. Sempre será. Os conspiradores do aquecimento global que me perdoem, mas o jeito é seguir reclamando, como se fosse um resto de esperança pra ver se muda em alguma coisa. E não muda.


-G-
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...