quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Lulu, o aplicativo

    Antes de mais nada o Lulu tem grande potencial. Grande potencial para ser só mais uma modinha. Alguém se lembra do Tinder?

    Então.

    Descobri ontem esse aplicativo para Android e iOS que chegou semana passada no Brasil e que existe faz tempo no EUA. SuA criadorA (ressalto que é umA MULHER) teve a brilhante ideia de as meninas, e somente elas, julgarem os caras que conhecem a partir de um aplicativo de smartphone. Em segredo elas apontam os prós e contras de cada um dos caras, que não sabem suas notas, apenas quantas meninas visualizaram seu perfil e quantas favoritaram-no. Subir algumas fotos, dizer sobre si através de hashtags. E só. De resto é um aplicativo estritamente feminino que é usado ao linkar a conta de Facebook.

    O homem pode ainda excluir seu perfil do aplicativo. Em nenhum lugar que noticiou o app eu li isso então eu trago e acho de extrema importância antes de exalarem fúria e ódio à futilidade. Pois, antes dos caras se enfurecerem eles nem sabem que, se tiverem tanto rabo preso assim, podem pedir para sair.

    Ontem eu baixei, entrei, fucei na internet. Enfim, eu li antes de sair distribuindo rage.

    E achei uma baita sacada. Quero dizer, pode haver espaço para difamação mas vamos considerar que isso é coisa de homem e que mulher só difama outras mulheres. Ou não. Mas enfim, não cabe difamação porque elas podem dar notas em diversos quesitos e no fim é calculada uma média. O cara precisa ter feito muita besteira para ter tanto medo de simplesmente as meninas que se relacionaram com ele exponham seus podres.

    Eu lavo as minhas mãos.

    Ai vêm dizer "ah, isso é um açougue humano". Pode ser. Mas é também um serviço importante. Se alguma menina já se decepcionou com um cara ela pode avisar às outras que visitarem seu perfil que ele não é tão perfeito. E outra, isso se dá através de hashtags. Não cabe acusação pesada. É um troço restrito e bem informal. São muitas as hashtags que podem ser usadas ao avaliar um cara, positiva e negativamente. Do tipo #TemPegada, #OrgulhoDaMamãe, #LavaALouça, #ApaixonadoPelaEx, #ViciadoEmVideoGame, #DormeDeConchinha, etc. Vai longe.

    E outra, quer maior açougue humano do que as redes sociais? A foto do seu perfil é o seu melhor ângulo, você só dá check-in no Foursquare em lugares legais, o seu Instagram mostra só os momentos que você considera como sendo melhores - porque isso são statis. Quer mais exposição positiva de si mesmo do estar online?


    Na verdade as pessoas que falam mal muito provavelmente nem se deram ao trabalho de usar o aplicativo.

    Ainda outros que dizem "é, se fosse homem dando nota para mulher seria machismo". Não acredito nisso, machismo é muito pior. E o que o aplicativo faz é somente dar voz a mulheres anônimas. E de cara elas podem escolher qual o grau de relação com o cara que ela vai avaliar (SE QUISER avaliar, afinal você só faz isso com quem conhece). Escolhe entre conhecidos, parentes, ex, quer pegar, amigos.

    Eu sou homem e gostei do Lulu. Não vejo por que motivo não existir uma contraparte masculina. Plágio, talvez.

    No mais, não gostou é só baixar, logar com o facebook (automaticamente) e pedir para sair.

    E ter a consciência de que ela pesa na hora em que você dorme, né, bonitão?



-G-
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

29 comentários:

  1. Quando tiver pra homem, vou avaliar a sua mãe com a Hash #chupagostoso , só para você sentir na pele o peso da maldade humana.

    ResponderExcluir
  2. Apoiadooo chefee!!! Esse deve serr o que tenta ser poppp mass será sempre o merdão

    ResponderExcluir
  3. Eu não ligo de vocês falarem merda, mas pelo menos seria legal usar o pouco do cérebro que vocês têm pra dizer alguma coisa com sentido.

    E eu entendo o porquê de vocês odiarem o aplicativo, têm até medo de se mostrarem para fazer um comentário em um blog qualquer. Vai ser covarde assim lá longe :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, meu camarada. Vou citar apenas dois problemas que ocorrem com um aplicativo desse tipo.
      1 - A maioria dos homens normais ficaram com muitas mulheres e não ligaram para elas no dia seguinte. A vida de solteiro normal é assim, você não promete nada, elas aceitam e depois as mulheres te cobram por tudo.
      2 - E quem está namorando? Minha namorada não vai ficar feliz vendo um monte de mulher safada elogiando o tamanho do meu pau (Na teoria machista isso é um elogio). Muito menos lendo um hashtag falando que eu não valho 1 centavo ou que sou safado.

      Cara, você teria razão se os homens optassem por entrar no aplicativo para serem avaliados. Mas eu não sou o dono da verdade... "Discordo de todas as palavras que vc diz, mas defendo até a morte seu direito de dizê-las".

      Excluir
  4. Discordo do texto cara. Acho esse aplicativo uma babaquice. Ou você acha que uma ex-namorada, por mais que você não tenha sido um cretino, vai deixar de te malhar na app. E digo mais, quando sair a versão masculina da app(e com certeza vai vir), vai vir coisa muito pior.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Senti pena desse cara pelo tipo de relacionamento que mantém com mulheres...

      Excluir
    2. "e digo mais": Sim, A MAIORIA das ex-namoradas quando avalia, avalia legal, dá ibope pro cara, dá estrelinhas pra quem acha gente fina. nunca vi um menino com menos de 7. Só a exceção das mulheres usa a ferramenta pra distribuir rancor. Só a exceção se submete a usar hashs maldosas. A exceção são as pessoas doentes (tipo vc) que não sabem lidar com o próprio orgulho, nem se relacionar pacificamente com os outros

      Excluir
  5. Último anônimo, obrigado por discordar sem ser ofensivo, isso é raro de se ver.

    Eu não sei, no aplicativo falam mais bem do que mal e não há espaço pra malharem os caras. É tudo com base em hashtag. Não tem #PintoPequeno e nem #Broxa, por exemplo. E no mais, se o cara está com tanto medo é só sair do app. E até parece que vai ser algo do tipo que vai te interferir de se relacionar, é só uma ondinha que passa logo. Daqui uma semana ninguém mais lembra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, parabéns pelo texto, contudo, quanto a sua resposta ao anônimo devo discordar.

      A hashtag #broxa ou #PintoPequeno não existem da forma literal, entretanto, assim como existe a hashtag #TresPernas, existe a #NaoFazNemCocegas, o que, para bom entendedor..

      Logo, acho que, neste caso, é complicado falar que é uma coisa sadia, pois mexe com a intimidade do homem.

      Apenas para completar, sou mulher e curti o app.

      Excluir
  6. Eu achei bom o aplicativo, só acho que deveríamos poder visualizar o que falam da gente, porque, dependendo do que falam, poderíamos achar melhor excluir o perfil. Ademais, sou à favor da criação de um app oposto, onde os homens pudessem fazer o mesmo.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com você que a rede social em si já é uma grande exposição. Por outro lado o aplicativo (quem responde sobre você) expõe características e atitudes que poucas pessoas chegam a compartilhar. Sinceramente não desprezo o app por medo da nota que eu poderia levar, mas sim pelo fato de ser características íntimas avaliadas, a restrição de acesso aos homens e anonimato. Como você mesmo disse: "medo de se mostrarem para fazer um comentário" se o comentário (no LULU) fosse construtivo e sem afetar nenhuma das partes não teria porque ser feito anonimamente., Além dessas características serem completamente relativas, creio eu que cabe a cada mulher procurar descobrir e avaliar se um cara é Gentil, Respeitoso, Bom de cama e etc. Me pergunto até onde iremos criar "apps", e realmente usar isso, já consigo até ver umas sequeladas consultando o app antes de pegar um cara.

    De qualquer maneira, um ótimo texto. Gostei de conhecer seu ponto de vista.

    PS:Realmente fiquei MUITO surpreso por ser um aplicativo feminino, acho que uma versão masculina seria tão ou mais desprezível, mas o fato de ter sido criado e utilizado primeiro por mulheres me espantou.

    ResponderExcluir
  8. Continuando, eu sei que a notícia é falsa mas, não vai demorar pra sair um desses: http://jornalvdd.com/baseado-no-lulu-aplicativo-pepeka-classifica-desempenho-feminino/

    E se os homens já se sentem incomodados, pras mulheres vai ser muito pior...

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pelo elogio ao texto.

    Mas sabe que não é de hoje que as mulheres anonimamente avaliam os homens. Isso já é feito através de séculos com base no boca a boca. Fofoca, para ser mais claro. E desde quando isso realmente interferiu no desempenho de um cara? Eles ficaram putos porque formalizaram na tecnologia algo que não é novidade.

    Eu não quero defender o app com unhas e dentes, na verdade eu apenas estou achando graça de como as pessoas estão reagindo a algo que no fundo não vai mudar a vida de ningém =D

    Se fosse a mesma coisa só que para homens aí seria machismo, tratar a mulher como objeto, etc etc ZZZ; essas coisas que fazem do mundo atual um lugar mais chatinho de se lidar às vezes.

    Trago de volta o começo do texto: esse app não vai durar pra sempre e semana que vem já aparece outro.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, Gabriel...interessante seu texto, porém discordo e muito dele. Ja experimentei este aplicativo e mesmo sendo mulher, achei nojento... nenhuma pessoa inteligente faz sexo para ganhar nota ou avaliar foda, transamos porque queremos sentir prazer. Acho qualquer exposição posterior sem consentimento das pessoas envolvidas algo absurdo...ainda mais anonimamente. Qual o limite disso? Logo vem a contrapartida masculina, talvez muito mais constrangedora, com entradas do tipo #adoraanal ou #aromadebacalhau...e depois respostas como #broxou, #prontoemtresminutos ou #paupequeno. Mesmo feminista, também discordo que isso será maxismo, acho que será apenas a boa e velha babaquice humana, livre das definiçoes XX ou XY. Se quer saber como a pessoa se comporta, transe com ela! Simples! Acho que esse app é fútil, medíocre e lembra aquelas fofoquinhas de banheiro de garotas de 15anos... a princípio a idéia parece legal, mas quando analisada em seus princípios, é uma droga...ahh, e ainda tenho colegas que adoram o Tinder! Haha
    Natascha Monteiro

    ResponderExcluir
  11. Que bom que o assunto foi abordado nessa perspectiva do machismo ou sexismo... Pois eu deletei meu perfil já ao ficar sabendo da coisa, e sem nem pensar se ela de fato é usada (ou quanta grana pagaram pra financiar esse hype).

    Acho que o aplicativo não é bizarro em si. Acho que espaços de diálogo, presenciais ou não, são espaços maleáveis: quase tudo depende de como as pessoas conversam. Até a própria pessoa que inventou pode ser surpreendida pelo uso que fazem de suas invenções. E claro que é legal a motivação de saber quem diabos é a pessoa que estamos conhecendo.

    Só que, a não ser que não se dê muita bola mesmo pras relações em geral, ouvir julgamentos anônimos virtuais me parece ser justamente o contrário de conhecer alguém.

    Ao deletar meu perfil por lá, o site do aplicativo tentou me convencer do contrário dizendo algo assim (em português): "Leandro, deixe ver se conseguimos entender o que está acontecendo. Seu perfil poderá receber comentários de outras pessoas e várias delas gostarão de ler mais sobre você. Talvez você tenha algo mais importante a fazer do que receber o contato delas. Ok. Tentaremos entendê-lo".

    Ou seja, trata-se de uma argumentação completamente absurda. Entendi com isso que eu deveria me achar uma pessoa não-legal, só pelo fato de não querer conhecer mulheres que usam aplicativos para conhecer homens. Em outras palavras, deveria achar que meus critérios sobre relações humanas estão errados.

    Só pra constar, não gostaria de me relacionar com mulheres que se vêem inseridas na definição de gênero de mulher que temos hoje. E porque o aplicativo não dá espaço para que homens comentem perfis de homens, ou mulheres comentem o de mulheres, e de forma aberta? As amizades não tem afinal de contas um papel fundamental na contemplação de uma pessoa? E as outras relações não-heteronormativas? Não faz o menor sentido ter um app só para mulheres, outro pra homens e suas subdivisões. Essa categorização do ser humano também não tem nada a ver com conhecer alguém.

    Espero muito que isso não aconteça, mas já imagino uma versão "masculina" disso sendo lançada também, e concordo com quem diz que com ela, obviamente, a tosquice de comentários anônimos aumentaria.

    Tudo isso, vale lembrar, num momento em que mulheres suicidam-se já quase semanalmente devido à exposição de suas imagens na web por caras que pensam e agem como imbecis. Comportamentos que, na minha opinião, aplicativos como este mais incentivam do que ajudam a prevenir. Porque vamos combinar: uma pessoa ser legal de verdade é algo bem diferente de alguém querendo passar uma boa impressão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É terrível, mas o que se vê hoje em dia é uma sociedade de aparências e números. Ninguém quer realmente ser uma boa pessoa, mas sim ser bem avaliado pelos outros. E o pior, os homens que estão de fora do app ficam loucos de vontade de saber qual nota tiveram. Pedem para mulheres avaliarem-nos positivamente. E caso tenham uma nota baixa argumentam que a mulher que é amargurada (ou "recalcada", serve pra tudo ultimamente) ou que ela fez isso só mesmo para queimar o filme. Não sobra espaço para a sinceridade. Bondade, menos ainda. Se você tem uma nota ruim é culpa da outra pessoa, culpa sua, jamais! O negócio é ser o melhor em tudo. Ter grandes números, seja na nota do Lulu, sejam seguidores do Twitter (quantos não rastejam para conseguirem um seguidor), seja conseguindo views no Youtube ou em Blog.

      Tud0 sã0 núm3r05.

      Eu digo que o mal do século é a necessidade de auto-afirmação. Eles que têm de me achar bom para só então eu me aceitar como realmente sendo.

      Sobre um aplicativo fugindo à heteronormatividade, existe um antecessor do Tinder só para homens homossexuais. Acho que existe um para mulheres também, não sei ao certo.

      Mas em tempos de forte machismo, e pelo seu comentário você se interessa por esse tipo de debate, é curioso ver algo restrito às mulheres. O contrário do Lulu seria inaceitável, seria machismo na certa. Por outro lado, o Lulu não é feminista. Ou é? Bom, depende do conceito, se por feminismo deveria-se ler mulher > homem ou mulher = homem. De qualquer forma, por um momento na história da humanidade, o homem se sente no papel de oprimido ao invés do costumeiro de opressor. E por isso ele fica tão puto.

      Eu não acho que o Lulu vai mudar a forma de nos relacionarmos, bem como não vai durar muito. Os homens que sabem que fizeram besteira vão cair um por um só por apagarem seus perfis (o que não é o seu caso). Mas pelo menos em algum canto da internet, em meio a haters e gente que não sabe escrever mais de duas linhas de xingamento, ainda há espaço para discussão de gêneros vindo de algo que atinge todo mundo, e não apenas lugares específicos a esse tipo de debate. Não que eu seja a pessoa mais apropriada a isso, mas há!

      Excluir
  12. Ola Gabriel o assuto deu muita briga e discussão entre amigos. Eu como mulher confesso que achei divertido a princípio, fiquei mais que tentada a lascar lenha, mas refleti e acho deplorável, se queremos respeito, devemos respeitar, pode ser muito engraçado "nos vingar" de quem nos magoou, mas quem está ganhando com isso, de que forma e ainda a que custo? Além disso existem consequências do uso indevido da imagem e da exposição não autorizada no ambiente virtual (internet). Quem autorizou o facebook a expor a imagem no aplicativo Lulu? O uso da imagem é assegurado na Constituição Federal, pois Direito Individual Fundamental, cabendo a correspondente indenização, quando tal ato expõe ao ridículo. Sequer precisa o ofendido provar o prejuízo, conforme Súmula 403 do Superior Tribunal de Justiça, bastando comprovar que ocorreu a exposição de sua imagem, que por presunção, existirá dano e, consequentemente, a indenização.
    Neste ponto pergunta-se: Quem mais será o responsável pela indenização? O aplicativo, o facebook, o google play, outras, quem fez o comentário?
    Magoar pessoas não vai fazer niguem feliz e só vai causar mais mal estar, dando vantagem apenas a empresas, sites e aplicativos de gente sem ética que vai ficar milionário a custa da dor alheia de alguns e vaidade de outros. Uma pessoa não pode ser exposta desta forma anonima e covarde. Faça ao próximo o que gostaria que fizessem com voce. Abraço Cintia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe quem autorizou? Nós mesmos, ao entrar no Facebook, quando a gente clicou em "li e concordo com os termos de uso". O que é uma mentira, ninguém lê, mas em algum lugar por ali deve estar uma autorização de imagem sabe-se lá em que lugar da internet.

      Mas sim, concordo completamente com o "Faça ao próximo o que gostaria que fizessem com você". E digo mais: tudo o que vai um dia volta.

      Só isso mesmo.

      Excluir
  13. e pensar que ainda tem homem que é a favor disso... ai ai

    No futuro, quando for criado um "Lulu masculino" e a sua FILHA for avaliada como: "adora fuder de 4; adora gala na boca" , dai eu quero ver se esse seu discursozinho barato continua

    é muita falta de maturidade.. e ainda é dono de um BLOG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que mais tem na internet é idiota com blog, qualquer um pode fazer desde que se ouse usar pouco mais do que dois neurônios. A julgar pelo argumento "imagina se fosse com parente seu :'(" você deve acessar muitos deles.

      Quando você trouxer argumentos de verdade a gente discute maturidade.

      Excluir
  14. Ja tive problema com o tal aplicativo, minha namorada faltou me bater dizendo q eu deveria excluir todas as mulheres do meu face, que ela nao queria nada a meu respeito nesse aplicativo. Foda, de certa maneira esse aplicativo pode sim acabar com relacionamentos (assim como facebook) e pode haver maldade sim, mulheres colocarem coisas que nao condizem só para querer causar intriga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quantos relacionamentos já não foram terminados por causa de rede social? Desde o Orkut, passando pelo MSN (e os históricos de conversa) e até hoje pelo chat do Facebook.

      Redes sociais são os testes de fidelidade dos anos 2000.

      O seu caso é diferente, quero dizer, eu acho que o app é mais interessante para quem é solteiro. Deveria haver como filtrar quem é solteiro, compromissado, etc, até um dos tradutores brasileiros sugeriu isso. Acho que no seu caso seria interessante sair mesmo dele, você não precisa saber o que as meninas acham de você. E ainda por cima você salva o seu namoro :D

      Excluir
  15. Trombei agora nesse momento com esse link http://www.tubbyapp.com/

    Tubby App, diz estar em desenvolvimento e ser a "vingança" ao Lulu. Vamos ver o que vai dar essa versão masculina, SE vai dar alguma coisa.

    Mas enfim, não ia demorar a acontecer =/

    ResponderExcluir
  16. Bloqueei meu perfil para avaliações e agora quero desbloquear.. o que faço?

    ResponderExcluir
  17. Você está namorando, diz ter sido o primeiro da sua namorada.
    Do nada, aparece a hashtag #BomDeCama no seu perfil, pronto. CAOS started.
    Ser humano é egoísta e acho que não venderia um produto que está afim de ficar pra ele mesmo... Além do mais sempre pode ter alguém querendo te foder por prazer através de um app desse, porque tudo que permite anonimato permite fanfarrisse e pode crer, pode demorar mas VAI acontecer.
    Enfim, a idéia do app é legal e meio utópica, na realidade só serve pra fuder com a vida dos outros :)

    ResponderExcluir
  18. Respeito sua opiniao, mas acho ela limiadissima e imatura.
    O problema nao eh se avaliado, mas sim ter sua avaliacao publica e sem seu consentimento. Isso, legalmente eh definido como difamacao...
    Um cara nao escolhe ser avaliado ou estar numa base da dados para tal, isso ja infringe em muita sua privacidade... Na melhor vibe de critica construtiva, acho que vode deveria repensar sua opiniao a respeito...

    Abraco.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...