domingo, 27 de janeiro de 2013

242

    Não preciso nem dar explicações introdutórias sobre de que se trata este post, muito menos o número que vai como título dele, que deve mudar quando sair o resultado final da contagem de mortos no incêndio que tomou conta do país de forma avassaladora. Eu acordei com essa notícia e ela se encontrava em todos os lugares, na internet e na televisão. A mídia voraz caiu matando (com o perdão desse termo mórbido para o assunto) em seus programas televisivos e exagerando no sensacionalismo. Pois, sensacionalismo dá audiência e audiência vende comercial e comercial paga propaganda para a TV. É um ciclo sem fim. Bem como o pessoal da internet e redes sociais não perdoou o incidente. O Facebook me trazia fotos de pilhas de cadáveres e o Twitter estava repletos de piadocas de gosto extremamente duvidoso para uma situação delicada como esta, isso em meio a tweets de doação de sangue e de remédios, coisa que, para quem está longe, é a única coisa que resta a fazer.


    E, como não poderia deixar de acontecer, em meio a um evento chocante como este, sempre querem a cabeça de alguém, sempre apontam culpados. Eu listei alguns que encontrei pelo caminho. Obviamente que eu não concordo com todos, apenas quero mostrar como a pessoa se vê na necessidade de arranjar motivos. Eis os possíveis culpados pelo desastre de Santa Maria - RS:


- políticos, politicagem e todas as instâncias de governo (municipal, estadual, federal), bem como partidos, como o PT da Dilma e o PMDB, partido do prefeito da cidade;
- mídia;
- pais (que deixaram filhos menores de idade irem numa balada +18);
- seguranças que barraram a saída em meio ao caos pois os consumidores não haviam pago as comandas;
- boate que não tinha alvará em dia (venceu em agosto do ano passado);
- banda que usou da pirotecnia;
- o país inteiro (incluindo frases do tipo "país porco", "odeio ser brasileiro" e sempre também tem a clássica "odeio minha raça [de ser humano]");
- deus (porque ontem o twitter fazia troça com o pessoal do nordeste que não tem água);
- órgãos de fiscalização que não fiscalizaram;
- Kiko Spohr, o dono da boate;
- dinheiro.



    Não vou me alongar nesse texto porque tudo o que você precisava ver (e até o que não precisava) você já viu em tudo quanto é canto virtual. Eu tirei o dia para deletar a coluna da Time Line no tweetdeck, pois o dia se encontrava insuportavelmente pesado. Eu apenas, com essa nota, trago a reflexão: quem seriam os culpados? Eles precisam existir? Nós temos como lidar com eles? Não quero dizer que o problema é "o governo" ou "o brasileiro", eu discordo disso, mas digo que, num país onde as pessoas são corrompidas pelo poder (imaginário) do dinheiro em detrimento de políticas de prevenção a desastres, sejam naturais ou acidentais, a gente sempre pode esperar uma catástrofe de tempos em tempos.

    Mas tudo bem. O carnaval vem aí. E a Copa do Mundo. E as Olimpíadas. E o dinheiro, meu e seu, que vai pro ralo.



-G-
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...