terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Pokémon X & Pokémon Y

    Faz alguns dias que os meios de comunicação oficiais do mundo Pokémon trouxeram um anúncio. Algo novo haveria de ser mostrado ao mundo numa conferência que foi feita hoje há algumas horas. Nesse meio tempo, enquanto o dia de hoje não chegava, rumores se espalharam por todos os lados. Um deles era o de um possível remake das versões de Game Boy Advance, Pokémon Ruby & Pokémon Sapphire (2002 no Japão, 2003 no resto do mundo). A própria Nintendo deu algumas dicas de que isso poderia acontecer, ao chamar atenção para o trio de lendários das versões aqui e acolá. Sinceramente, eu acho que isso ainda será feito, provavelmente daqui dois anos (escreve o que eu digo). Outro rumor foi o que resolveram chamar de Pokémon Rainbow, uma versão que conteria as quatro primeiras gerações num mesmo jogo. Meio megalomaníaco se for parar para pensar, seriam quatro continentes a serem batidos um atrás do outro. Seria lindo se acontecesse, mas ainda assim, muito improvável. O terceiro rumor foi o de uma nova geração, a sexta. E esta se confirmou.

    Acredito que todo mundo foi pego de surpresa. Oras, não faz nem um ano que as novíssimas versões Pokémon Black 2 e Pokémon White 2 foram lançadas (aqui nas Américas), referentes à quinta geração, e já vão dar continuidade ao sempre em expansão mundo Pokémon. Inclusive, parando pra fazer as contas, faz menos de três meses que B2W2 foram lançadas por aqui. E além disso, pela primeira vez o lançamento será mundial. Sempre que um novo jogo era lançado, primeiro era no Japão e por volta de seis meses depois vinha cair no resto do mundo. Dessa vez, não. A novidade será mundial e em 3D.



    Exclusivo para 3DS, essa nova geração trará tudo de novo mais uma vez. Um novo continente, personagens, protagonistas, rivais, puzzles, pokémons iniciais, lendários, comuns que você encontra em todo matinho... e também uma leva de haters. Desde o fim da segunda geração, muita gente só tem criticado as gerações seguintes. É curioso comentar isso, porque a segunda geração na verdade fazia parte da primeira (por isso o Ho-Oh aparece no primeiro episódio de todos do anime). Mas a partir da terceira, quem não acompanhou nem o anime e nem os jogos só teve a reclamar. Que reclamem, eles não vão jogar mesmo. São pessoas que não sabem que, a cada nova geração, um novo mundo abre as portas com mecânicas que só evoluem, tais quais os bichinhos. Só para exemplificar, vou enunciar algumas, tal qual um dos produtores da série de jogos fez hoje no anúncio:

  • Primeira geração [Game Boy, Game Boy Color] (Red, Blue, Green, Yellow, 1996/200): foi o começo de tudo. 3 iniciais dos tipo planta, fogo e água. 8 insígnias, elite dos 4. Golpes, PPs, ataque, defesa, velocidade, 15 tipos diferentes, 151 pokémons.

  • Segunda geração [Game Boy Color] (Gold, Silver, Crystal, 1999/2002): Novo continente (Johto). Diferença entre bichinhos macho/fêmea, relógio interno com períodos de dia e noite e contagem de dias de semana (assim como eventos para cada um deles). Berries. Mais dois tipos: metálico e noturno. Day-care para cruzar pokés e obter ovos. Separação entre Attack/Special Attack, Defense/Special Defense (antes era apenas Special). Condições climáticas. Novas poké-bolas feitas através de "apricorns". Novos golpes. Evolução por felicidade. Duas novas eeveelutions. Battle Tower. Novas evoluções para pokés de geração passada.


  • Terceira geração [Game Boy Advance] (Ruby, Sapphire, Emerald, Fire Red, Leaf Green, 2002/2005): Novo continente (Hoenn) Habilidades intrínsecas a cada espécie. Pokés agora têm "nature". Pokémon Contests. Pokéblocos. Possibilidade de plantar berries. Batalhas em duplas. Sistema de IV. Novos golpes. Comunicação wireless. Battle Frontier. 

  • Quarta geração [Nintendo DS] (Diamond, Pearl, Platinum, HeartGold, SoulSilver, 2006/2010): Novo continente (Sinnoh). Novos pokémon, habilidades, golpes, poké-bolas. Retorno dos eventos diários (vistos na segunda geração). Diferenças entre golpes do tipo "especial" e "físico". Sistema de trocas e/ou batalhas via Nintendo Wi-Fi Connection com qualquer pessoa do mundo. Alguns pokés são aparentemente diferentes quando comparados entre gêneros masculino e feminino. Duas novas eeveelutions. Uma porrada de pokés lendários. Distortion World, um lugar que mais é uma ode a tudo o que nunca houve em jogos passados.


  • Quinta geração [Nintendo DS] (Black, White, Black 2, White 2, 2010/2012): Novo continente (Unova). Novos pokés (total de 649), golpes (total de 559), habilidades (total de 164). Batalhas em trio. Dream World. Dark Grass. Estações do ano, e suas consequentes alterações na visual dos lugares. Câmera movendo de forma diferente dos outros jogos em certos lugares como Castelia City, Dragonspiral Tower e Skyarrow Bridge. Entralink. 

  • Sexta Geração [Nintendo 3DS] (X, Y, 2013): pouco foi informado na conferência acima citada. Só o fato de haver uma nova geração já é sinônimo de muitas novidades e um continente inteiramente novo prestes a ser explorado por treinadores do mundo inteiro. Aliás, como é a primeira dupla de jogos da franquia no console 3D, muito provavelmente o terceiro jogo da geração (sempre tem um terceiro) será Pokémon Z, fazendo, assim, referência aos três eixos. Essa é a primeira leva de jogos exclusiva do Nintendo 3DS, como já disse, o que quer dizer que AGORA SIM eu tenho um bom motivo para querer um. O que foi divulgado até o momento foi um vídeo mostrando brevemente alguma das novas características do jogo, dois lendários referentes aos títulos e os três iniciais. Segue o vídeo:

    Ao que parece, o jogo vai se passar na Europa (vide a Torre Eiffel, ou algo que lembra muito ela), ao contrário da quinta geração que fazia referência aos EUA e às anteriores que faziam ao Japão. Abaixo, por fim, seguem algumas imagens do vídeo com outros alguns comentários que acho pertinentes, embora opcionais de serem lidos:


    Os três iniciais. E não, o de fogo não é do tipo fogo E lutador, como tem acontecido nas últimas três gerações. Pelo menos não nesse estágio inicial. Estou curioso para saber como serão suas últimas evoluções. De qualquer forma, achei-os totalmente carismáticos, lembrando muito os primeiros pokés.


    O protagonista agora é um bonequinho, assim como todos os outros personagens. Uma grande mudança, adeus aos sprites.


    Vai ter como pular cordas, se isso não é badass o suficiente, eu não sei mais o que pode ser!


O pokémon lendário da versão Y parece mesmo com a letra. Essas "garras" em cada extremidade aparecem também nas extremidades do logo da versão (confirme isso na segunda imagem desse post). Update: seu nome é Yveltal (pronúncia: [i.'vel.tal]).


    Eis um close do mesmo.


    E, por fim, uma olhada no lendário da versão X. Que não se parece um X e tem... espadas nas pernas? E esses galhos coloridos ficaram... esquisitos. Eu realmente não sei o que achar dele. À primeira vista é sim muito esquisito, mas, vai ver é só a primeira vista mesmo. Repare como esses "galhos", por assim dizer, se parecem com os que estão acima do X no logo oficial do game. Update: seu nome é Xerneas (pronúncia:  ['kzur.ni.ãs]).

    Por hora, é o que tem. A conta-gotas, notícias aparecerão em programas e revistas semanais japonesas. Até outubro, muita água vai rolar. E eu estou ansioso e confiante de que será um baita jogo, apesar do que muito ainda verei por aí de gente dizendo "LIXO" ou "mimimi a primeira geração era melhor mimimi". Repito, quem diz isso é porque não joga e nem acompanha as sempre válidas novidades que surgem a cada geração. Vida longa à série!


-G-
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Se tem algo que acho muito injusto em Pokémon Série RPG é ter eventos temporários , isso frusta muito quem demorou a ter acesso a alguns jogos mais antigos , quanto ao resto sempre me surpriendo muito e acho bem legal , belo texto o seu :) .

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...