quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Como deixar uma música entrar na sua vida? (Sério, eu não sei)

    Estava eu há pouco tomando banho ouvindo um disco de greatest hits do Kiss quando pensei comigo mesmo sob a água quente: "cara, esse disco é bom, mas dava pra ser melhor. Dava pra tirar essa, essa e essa e colocar outras essenciais no lugar, tipo aquela, aquela e aquela". Tem gente que é totalmente contra discos assim de compilação, e eu entendo seus motivos, mas serviu muito bem de entrada pra mim quando eu o comprei, sei lá, quase dez anos atrás. O mesmo digo pro Maiden, comecei nele com o Edward The Great (e hoje conheço a discografia cabo a rabo).

    Bom, mas ainda assim, existe uma grande parcela de músicas do Kiss que eu não sei quais são. Alguns discos deles pra mim são realmente obscuros e eu só conheço de nome. Eu me questionei o que poderia fazer para, enfim, conhecer cada uma dessas músicas, já que eu gosto da banda mas sei tão pouco da produção musical dela.

    Daí existe a doce ilusão de que, se baixar um torrent com toda a discografia da banda, você já vai estar a par do que ela significa e trazer para dentro de seu rol de músicas preferidas algumas que acabou de ouvir pelo download. Então, com toda a boa vontade do mundo você tira uma tarde inteira para ouvir todos os discos e acompanhando todas as letras. Se preciso, entra na noite ou continua no dia seguinte. Quando todos os discos são finalmente ouvidos e, teoricamente, analisados, você pensa que entende de tudo de tal banda ou artista.

    Mas não.


    Na verdade, parando pra pensar, as músicas entram em nossas vidas pela repetição. Aliás, eu até sou contra isso de ouvir um disco uma única vez e então dar um veredicto se ele é bom ou ruim. O mesmo vale para as faixas isoladamente, você precisa entender uma a uma se valendo de ouvir de novo e de novo.

    O que é uma droga porque todos nós já temos músicas de que gostamos e que chegaram a esse posto de tanto nós ouvirmos no correr de anos de nossas vidas. Não vai ser numa tarde que se ouve uma única vez um torrent de discografia que vai se entender música a música, álbum a álbum e o significado delas no espaço-tempo de uma banda ou artista. Não é numa noite de downloads que você vai se certificar de que tais músicas são do seu agrado, elas não têm significado algum, acabaram de entrar na sua vida! Não houve uma ocasião para elas, uma pessoa, algum lugar que tocou e que você reconheceu (seria impossível pois ainda não tinha conhecimento dela).

    Leva tempo.

   Vai ver era algo parecido com isso que aquele bicho do príncipe queria dizer sobre cativar.











 <-  Não esse bicho!













-G-
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...