segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Twitch Plays Pokemon

     E se dezenas de milhares de pessoas jogassem o mesmo jogo, ao mesmo tempo, controlando o mesmo personagem? Soa insano, soa o caos. E é mesmo.

     Estou supondo que você já sabe do que se trata então não vou explicar muita coisa.

     No momento em que escrevo esse post o contador marca 4 dias e 19h desde o começo do jogo. Estamos no Team Rocket Hideout, abaixo do Game Corner de Celadon. Estamos, eu e mais 71 mil pessoas que assistem ao streaming do jogo no momento.

É como se fosse assim de gente jogando o mesmo jogo ao mesmo tempo

     Eu achei a ideia espetacular. São muitas, muitas pessoas que têm um objetivo em comum: jogar o mesmo jogo. Claro, nesse meio tempo ainda existem os trolls, mas mais do que isso, existe um lag de 20 a 40 segundos entre o comando ser dado no chat até chegar no emulador. Então, apesar de estarem a quatro dias e empacados durante horas num mesmo lugar, só de chegarem até aqui isso quer dizer muita coisa.

     O que é jogar um videogame senão uma combinação de comandos e timing? Bom, em Pokémon não se morre, seria impossível fazer a mesma coisa num Mario, Sonic, Zelda, Metroid, ou qualquer outro. Aliás, arrisco dizer que não haveria outro jogo melhor para fazer esse tipo de experimento senão esse.


     Experimento sim senhor. Social. É uma democracia aplicada a um jogo, com seus muitos revés (a questão do lag em se tratando de timing é crucial, e se as pessoas conseguiram ir longe, mesmo que demorado, quer dizer que estão conseguindo fazer direito). Como eu disse no twitter, é como se fosse um Robson Crusoé ou um Senhor das Moscas, são pessoas que têm de se unir numa causa para que todos saiam ganhando.

     Olá, lhes apresento o princípio de viver em sociedade!

     Se isso vai chegar a um fim, eu tenho minhas dúvidas. Disseram que tiraram o contador de passos da Safari Zone, o que poderia ser o carrasco para não se conseguir progressão (pois existe um número limite de passos que podem ser dados, e a cada vez que se entra no lugar se gasta dinheiro para isso. Sendo assim, gastando passos e dinheiros, chegaria uma hora em que este acabaria e não se teria mais o que fazer).

     Alguém ainda disse que o que seria impossível era a Victory Road, com as suas pedras para arrastar e, se fizer errado, tem de sair da caverna e começar de novo. Faz sentido.

     Eu quero acreditar que vão chegar ao fim. Mas isso ainda vai levar semanas, isso é certo.

     Agora, vamos à historinha.

     O jogador Red começou com um charmander de nome ABBBBBBK (, que evoluiu a charmeleon e foi... jogado fora, junto com um rattata de nome JLVWNNOOOO, aka Jay leno. O vídeo deles sendo releasados pode ser visto nesse link.  O pokémon mais forte até o momento é um Pidgeot de nível quarenta e poucos, que está no PC. Junto ao Poderoso Helix Fossil e o SS Ticket. Esses dois items ganharam fama pois, devido ao caos dos comandos, a toda hora eles apareciam em cena, durante uma batalha, como se o jogador estivesse pedindo ajuda e consulta a eles.

     Eis que surge o falso profeta. Pegaram o Eevee em Celadon. Muita gente não queria, mas acabou acontecendo. Assim, nada melhor do que garantir um pokémon que surfa do que evoluir para um Vaporeon. Eis que ele foi evoluído para Flareon (e aí a ideia de falso profeta por, após a evolução, o charmeleon, também do tipo fogo, ter sido jogado fora).

     Agora a esperança resta no Lapras que se ganha ao salvar o chefe da Silph Co, em Saffron, das mãos da Equipe Rocket.

     Até lá, segue o caos (nada mais do que uma representação FIEL do dia a dia).

     O link para streaming do vídeo 24h/7 dias está aqui:

     Se você se incomodar com o excesso de comandos, use o código de navegador que aparece nesse link:  É como diz claramente, no Chrome aperte ctrl + shift + J, copie o código do reddit, cole na página do streaming, dê enter e está feito. No Firefox é ctrl + shift + K.

     Quem ganha com o lulz é a internet, via Reddit e 4chan, que fazem uma cobertura melhor que a da tv aberta nos Jogos Olímpicos (qualquer que seja a edição).

     Segue uma galeria de pérolas até o momento:




















-G-
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...